Hotel Florida  header
Home > Os melhores museus de Lisboa

Os melhores museus de Lisboa
Hotel Florida

Lisboa é uma cidade com uma intensa e espectacular vida cultural e artística, que pode ver-se na multiplicidade de museus que ficam nas suas ruas e praças. Museus de arte, história, da vida quotidiana, de moda e, ainda um Museu do Fado, dão à vida intensa da capital portuguesa um ar boémio e fazem de Lisboa uma cidade ideal para os amantes da arte.

MUSEUS PARA TODOS

A lista dos melhores museus de Lisboa é longa e inclui propostas tão variadas como o Museu Calouste Gulbenkian, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional de Arqueologia, o Museu do Design e da Moda (MUDE) ou o Museu Nacional do Traje, mas provavelmente os três mais conhecidos e mais visitadas são as seguintes:

Museu Nacional do Azulejo



Embora o azulejo não seja considerado uma forma de arte pela maioria das pessoas, a verdade é que os azulejos com motivos hidráulicos portugueses são famosos em todo o mundo e são um dos artesanatos mais populares do país, pelo que é justo que o Museu do Azulejo ocupe o primeiro lugar.

Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT)



O MAAT é um dos mais modernos museus de Lisboa e tem como primeiro e principal atrativo a sua arquitetura própria, obra de Amanda Levete. É uma forma sinuosa que se eleva sobre as margens do Tejo e cujo telhado é concebido como uma praça elevada para se ter uma nova vista da cidade. O seu exterior é revestido a azulejos em homenagem à arquitetura tradicional portuguesa.

B-MAD (Museu Berardo de Art Déco)



No B-MAD pode admirar várias obras da Coleção Berardo na antiga residência de verão do Marquês de Abrantes, onde os cenários de época foram criados para criar uma sensação de imersão nos primeiros anos do século XX. É um ótimo museu de arte modernista.

A CAPITAL DO STREET ART NO SUL DA EUROPA



Mas, além disso, nas últimas décadas a própria cidade tornou-se um imenso museu exterior, no qual poderá ver a obra de reconhecidos artistas de rua. Esse sucesso começou com uma proposta do concelho para reduzir o vandalismo (inclusive grafite) e se espalhou por vários bairros sob a supervisão da entidade municipal, na qual surgiu um departamento, a Galeria de Arte Urbana (GAU) que se encarrega de proteger e impulsionar essas criações.

Um tour pela arte urbana lisboeta deverá começar no Amoreiras Hall of Fame, um espaço promovido pela Galeria Underdogs para que cada artista tenha o seu minuto de glória, e pode ser continuado ao longo da Avenida Fontes Pereira de Melo, onde o consistório convidou em 2010 vários artistas a cobrir com obras de arte o lado de fora de alguns prédios abandonados. Passe também pelo Bairro das Moreiras, onde Camilla Watson imprimiu nas paredes fotos dos principais fadistas, e pela Quinta do Mocho, bairro pobre decorado por grandes artistas.

No entanto, esta é apenas uma orientação. A arte, em Lisboa, surge onde menos se espera, basta saber ver.

Descobra os museus de Lisboa desde o hotel mais artístico de Lisboa! Reserve já o seu passeio no Hotel Florida de Lisboa!